quarta-feira, 22 de julho de 2009

O preço que foi pago naquela cruz

* Meditação: O senhor daquele servo teve compaixão dele, cancelou a dívida e o deixou ir. (Mateus 18:27)
* Pensamento: Nosso pecado é grande, mas a graça de Deus é maior
* Leitura: Mateus 18:23-35

* Mensagem: Desde a infância nos ensinam como ter sucesso num mundo onde não há graça: "Você recebe pelo que paga". "O primeiro pássaro pega a minhoca". "Não há ganho sem dor". Eu conheço bem estas regras, porque vivo com elas. Trabalho pelo que ganho. Gosto de vencer; insisto nos meus direitos. Quero que as pessoas recebam o que merecem.
Mas as parábolas de Jesus sobre a graça nos ensinam um conceito radicalmente diferente. Em Mateus 18:23-27, ninguém podia acumular uma dívida tão grande quanto a do servo da história. Isto ressalta o argumento: é uma dívida que é imperdoável. No entanto, o rei o liberou dela.
Quanto mais reflito sobre as parábolas de Jesus que proclamam a graça, tanto mais inclinação tenho de aplicar a palavra estranha para descrever a matemática do Evangelho. Eu creio que Jesus nos deu essas histórias para nos afastarmos completamente do mundo do "pagar na mesma moeda", onde não existe graça, e entrar no reino de Deus, onde a graça é infinita.
Se presto atenção, escuto um sussurro alto do Evangelho, de que não recebi o que eu merecia. Eu merecia a punição mas recebi perdão. Merecia a ira e recebi amor. Merecia a prisão como devedor e, em lugar disto, recebi um histórico com o crédito limpo. Eu merecia ouvir severas reprovações e ter que suplicar de joelhos em arrependimento. Em vez disto, recebi diante de mim um banquete.

* Fonte:
Philip Yancey

Qual é o grande receio humano?
Qual é a sombra que muitas vezes, sutilmente nos acompanha a vida toda?
Qual é a realidade da vida que mais nos traz medo e dúvidas?
Não seria a morte? Tenho para mim que sim. O que você acha?

A morte seguramente é o fato da nossa existência que mais nos traz incertezas, dúvidas, frustrações, etc.
Velórios na sua maioria são ocasiões horríveis. Quanto choro, quanto dúvida. Quantas indagações sem respostas diante da morte. Quantas posturas erradas diante deste tema tão crucial da nossa vida.

E é justamente aqui que está nossa grande possibilidade conseguida, pelo preço que Jesus pagou para salvar você. Com a entrega de Si mesmo por nós lá na cruz, Jesus eliminou o poder da morte sobre aqueles que O recebem como Salvador. Assim bradou o apóstolo Paulo:

Tragada foi a morte pela vitória.
Onde está ó morte, a tua vitória?
O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. (I Coríntios 15: 54 a 57)

A ressurreição de Cristo segundo o apóstolo Pedro, nos dá uma viva esperança de uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para os que creem. (I Pedro 1: 3 e 4).

O preço que Jesus pagou para salvar você lhe possibilita a garantia de um futuro eterno, maravilhoso.

O apóstolo Paulo recomenda aos irmãos em Cristo que, diante da morte, não se entristeçam tanto como aqueles que não têm esperança, pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem, se referindo aos crentes que já tinham morrido. Os mortos em Cristo segundo o mesmo apóstolo ressuscitarão e, estarão para sempre com o Senhor. Ele encerra dizendo para nos consolar com esta garantia de futuro tão tremenda que temos por causa do preço que Jesus pagou.

O que você acha desta garantia de futuro tão maravilhoso?
Você está compreendendo um pouco melhor porque Jesus quis pagar tão alto preço para te salvar?
Você tem esta esperança estimulando seu modo de viver?
Você já se garantiu, recebendo Jesus como seu Senhor?

Permita-me encerrar este ponto com uma visão do futuro que Jesus nos garantiu olhando para dois textos da Bíblia:

Apocalipse 7: 9 a 17 e 21: 1 a 8

9 - Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos;
10 - e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação.
11 - Todos os anjos estavam de pé rodeando o trono, os anciãos e os quatro seres viventes, e ante o trono se prostraram sobre o seu rosto, e adoraram a Deus,
12 - dizendo: Amém! O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém!
13 - Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram?
14 - Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro,
15 - razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo.
16 - Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum,
17 - pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.


1 - Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
2 - Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.
3 - Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.
4 - E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.
5 - E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.
6 - Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida.
7 - O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho.
8 - Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.

Conclusão

Portanto, estas são as três grandes possibilidades que o preço que Jesus pagou para salvar você lhe traz:

liberdade do seu triste passado sem Deus,
sustentação para o presente, e finalmente;
garantia de um futuro eterno, maravilhoso no céu com Deus.

Isto sem dúvida nenhuma é sensacional, você não acha? Pois então entregue sua vida ao Senhor. E se você que já se entregou a Ele em algum dia de sua vida, consagre-se ainda mais a Ele, pois, não há justificativa para não fazê-lo. Você não acha?

Lá na cruz Jesus clamou: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? (Marcos 15:34)

Ele passou por isto para evitar que na hora da sua morte você não tenha que dizer algo parecido com isto. Ele se entregou para pagar o preço que salva você, de continuar vivendo no presente, o que o seu triste passado sem Deus plantou e não tendo esperança nenhuma de futuro. Deixe-O livrá-lo de seu passado sem Deus, entregue-se ao Seu cuidado no presente e passe a viver estimulado pela maravilhosa esperança de estar com Ele para sempre no céu.

Por:
Pastor Roberto T. Pimentel
Igreja Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário