segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Cidade Bíblica #02 - Filipos

O livro de Filipenses é o de número 50 no cânon das cartas inspiradas. Quando, por meio de uma visão, o apóstolo Paulo recebeu a chamada de levar as boas novas para a Macedônia, ele e seus companheiros, Lucas, Silas e o jovem Timóteo, obedeceram prontamente. De Trôade, na Ásia Menor, viajaram de navio para Neápolis e partiram imediatamente para Filipos, uns 15 quilômetros continente adentro, passando por um desfiladeiro. Lucas descreve que é “a cidade principal do distrito da Macedônia”. (Atos 16:12) Era chamada Filipos, levando o nome do rei macedônio Filipe II (pai de Alexandre Magno), que capturou a cidade em 356 AEC. Mais tarde, veio a estar sob o domínio romano. Foi local de batalhas decisivas em 42 AEC; estas ajudaram a fortalecer a posição de Otaviano que mais tarde se tornou César Augusto. Em comemoração dessa vitória, ele transformou Filipos em colônia romana.

Cidade da Macedônia próxima ao mar Egeu, antes denominada Krenides. Filipos deve seu novo nome a Filipe da Macedônia (pai de Alexandre, o Grande). Filipe arrebatou a cidade das mãos dos trácios no quarto século a.C. e pôs nela o seu nome. Cidade rica em minérios foi em suas proximidades que Marco Antonio e Otávio (César Augusto) derrotaram Bruno e Cássio, assassinos de Júlio César. Por esses episódios, a cidade tornou-se colônia romana. Estava estrategicamente localizada sobre a via Inaciana, que corria na direção leste-oeste entre Roma e a Ásia, e serviu como ponto de partida a Alexandre, o Grande, quando ele começou sua campanha para conquistar o mundo.



Paulo veio diretamente a Filipos depois de uma visão que um homem lhe rogava: “Passa à Macedônia, a ajuda-nos” (At 16.9). Aqui Paulo pregou o evangelho na margem de um rio, foi posto na prisão, e estabeleceu sua primeira e mais amada igreja no continente europeu.


A Escola Francesa de Atenas realizou escavações nesse lugar de 1914 a 1938. Foram desenterrados muitos trechos da cidade, sendo dada especial atenção ao foro, à praça do mercado, ao anfiteatro, a uma biblioteca e sala de leitura, e um pódio retangular que servia de tribuna para os oradores. Os fundamentos de uma grande porta abobadada que se estendia sobre a via Inaciana, a qual saía pelo lado nordeste da cidade, resultaram de interesse especial para os estudiosos da Bíblia. Muitos acreditam que Paulo saiu por essa porta a caminho da margem do rio, em busca de um local para oração, e onde pregou o evangelho a um grupo de mulheres. O único rio nas proximidades de Filipos está aproximadamente um quilômetro e meio a oeste dessa porta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário