quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Som da Semana - It is well, it is well with my soul

Está tudo bem, com minh'alma
Está tudo bem, está tudo bem com minh'alma

Hoje não quero compartilhar a respeito de uma banda, mas somente da música, uma música antiga que até hoje toca muitos corações...

It is well, it is well with my soul é um hino cristão escrito por Horatio Spafford em 1873 e composto por Philip Bliss em 1876.
Este hino foi escrito após alguns eventos dramáticos na vida de Spafford. A primeira foi a morte do seu único filho homem, em 1871, brutalmente consumido pelo grande Grande Incêndio de Chicago, que o arruinou financeiramente já que era um advogado bem sucedido. Então, em 1873, planejou viajar à Europa com sua família no SS Ville Du Havre, mas mandou a família antes, pois estava atrasado nos negócios relacionados aos problemas causados pelo grande Incêndio de Chicago. Quando atravessaram o Atlântico, o navio afundou após colidir com um barco veleiro, o Loch Earn, e todas as quatro filhas de Spafford morreram. Sua esposa Anna sobreviveu e o enviou um telegrama, agora famoso, “Salva Sozinha”(Saved Alone). Logo após, quando Spafford viajou para encontrar sua esposa aflita, ele se inspirou para escrever a letra da música enquanto o navio passava próximo ao local onde suas filhas morreram.

O hino original contém seis estrofes e um refrão. Bliss chamou sua melodia de Ville Du Havre, nome do navio atingido.

Depois disso, a família Spafford teve mais três filhos, um deles morreu na infância. Em 1881, eles, incluindo a bebê Bertha e a recém-nascida Grace, foram a Israel. Os Spaffords se mudaram para Jerusalém e ajudaram a fundar um grupo chamado Jerusalem American Colony, sua missão era servir aos pobres. Mais tarde a colônia tornou-se tema do Prêmio Nobel ganhando Jerusalém, da romancista sueca Selma Lagerlöf.

Sinta o poder e a unção na música, na versão da banda Kutless:



Quando a paz como um rio visitou-me em meu caminho
Ou quando as tristezas como ondas do mar se agitaram
Não importa qual seja minha sorte, você me ensinou a dizer:
Está tudo bem, está tudo bem com minh'alma...
...
God bless

2 comentários: