Nossa mente está constantemente recebendo notícias. Somos “bombardeados” a cada momento. Isso tem afetado nossa vida e o nosso crescimento, pessoal e espiritual.
Com certeza todos, em algum momento, já se perguntaram por que nasceram, ou qual a tarefa que vieram cumprir nesse mundo. E se não achamos a verdadeira resposta para estas questões, criamos e começamos a viver de acordo com aquilo que pensamos, conforme a nossa vontade. Mas não é isso que Deus quer para as nossas vidas, Ele quer que nós entendamos por que vivemos, o que devemos fazer com a nossa vida e nos mostrar que sem Ele não há vida! “Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo.” (João 6:33), “Eis que Deus é o meu ajudador, o Senhor é quem me sustenta a vida.” (Salmos 54:4).
Agora que sabemos disso, nos perguntamos como saber o que Ele tem para nós, mas a resposta só vem quando o conhecemos. Para isso, precisamos ter uma vida de oração!
Tudo bem, vamos com calma, não estou escrevendo para um leitor específico, então preciso esclarecer algumas coisas antes de falar sobre essa vida de oração.
Só iremos entender realmente o porquê de estarmos neste mundo, quando entendermos que há alguém muito acima de nós observando tudo. Um Deus único, que nos tirou das trevas para a luz, através do Seu Filho amado, Jesus, pela Sua misericórdia. “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” (1 Pedro 2:9). Esse entendimento quem nos dá é o Espírito Santo, o nosso consolador. “[...] mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.” (João 14:26).
Se você que está lendo não crê em Jesus ou crê, mas ainda não entregou totalmente a sua vida para Ele, essa mensagem te tocará pelo poder do Espírito Santo. O diabo sempre tentará bloquear as nossas mentes, semeando dúvida em nossos corações. Rejeite isso e deixe que o Espírito Santo flua na sua vida. Não são as minhas palavras que irão te tocar, será Ele, que vive em nós e nos dá sabedoria.
Agora podemos nos aprofundar naquilo que quero realmente falar, aquilo que Deus colocou em meu coração.
A vida cristã é uma vida de entrega, Jesus disse que quando o aceitamos nasce um novo homem, “E vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou” (Colossenses 3:10), somos novas criaturas, “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura [...]” (2 Coríntios 5:17), nossa sorte e história são mudadas, nosso homem interior é transformado, “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.” (2 Coríntios 4:16). Mas para que tudo isso aconteça nós precisamos conhecê-lo em seu íntimo e saber qual a Sua vontade para as nossas vidas.
Temos um livro maravilhoso onde podemos buscar isso, com a certeza de que de fato encontraremos. Temos livre acesso a Ele, onde podemos nos achegar com intrepidez e conversar com Ele face a face.
Muitos crentes ainda estão presos em um pensamento de que orar é chato, ou que é algo que devemos fazer por obrigação, ou somente algo que fazemos em momentos que precisamos pedir. Sendo assim, em suas mentes Deus está longe. Porém não é isso que a Bíblia nos revela, oração é nossa vida com Deus, é uma caminhada com Ele. “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.” (João 15:7). Através da oração nós somos fortalecidos, renovados e nossa fé é ativada. Quando entendemos isso, começamos a agradecer a Ele pelo o que somos e temos, pelo o que Ele fez e tem feito, e não ficamos presos em nossos pedidos.
Falar sobre oração é incrível, há muitas coisas a serem ditas e para serem entendidas. Junto a ela precisamos falar sobre fé, alegria, poder, graça, enfim, muitas coisas, e também sobre orar em línguas (um dom que recebemos e que é necessário na nossa vida de oração, pois nosso espírito ora de fato). Mas meu foco é a importância da oração em nossas vidas e junto a ela a Palavra de Deus. Só assim encontraremos as respostas verdadeiras. Deus quer que nós conheçamos a Sua vontade, mas nós muitas vezes o impedimos e ficamos cegos espiritualmente.
Deus fala em Mateus 21:22 que “tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis”, e anteriormente Jesus estava falando sobre fé, e é isso que nós precisamos, de fé. Precisamos crer que o milagre e as bênçãos estão vindo antes mesmo de terminarmos de orar.
Precisamos nos vigiar, para que desenvolvamos essa comunhão com Deus, para que não venhamos a ser iludidos e enganados por esse mundo que só corrompe a nossa vida. Em João 10:10 Jesus diz: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”
Nossas palavras têm poder, Deus nos dá autoridade, não devemos temer e, sim, falar a Palavra de Deus, pois assim liberamos o poder de Deus, falamos palavras de fé. Em Marcos 11:12-25 Jesus fala sobre o poder da palavra, Ele fala da figueira sem fruto.
Não pense que você não sabe orar, rejeite esse pensamento, o Espírito de Deus nos capacita e coloca as palavras certas em nossa boca. Lembre-se de que nossa oração não é um show, uma apresentação, mas é uma conversa com Deus sobre aquilo que está em nosso coração.
Comece a tua vida de oração, reserve um tempo com Deus, medite na Sua Palavra, e tu verás Deus agindo na tua vida, movendo as montanhas e transformando o teu caráter, a glória dEle será revelada!
João 6:63 “O Espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida.”
Deus abençoe!