quarta-feira, 17 de março de 2010

Entendimento sobre pirataria - Parte 2: Por que a venda de CDs e DVDs gospel no Brasil é dificultada?

Parte 2: Por que o acesso aos louvores é dificultado no Brasil e a compra às vezes inviável?


Voltando a pergunta feita no primeiro post sobre pirataria: Por que eu nunca teria acesso aos louvores que considero uma bênção se não fosse a internet e os downloads? Sente, respire fundo e reflita sobre estes pontos:


O leque de bandas que você conhece seria muito  menor sem acesso a internet, pois seria limitado a sua localidade geográfica. Se você morasse no interior de um estado, seria menor ainda seu conhecimento e acesso a estes materiais, pois dificilmente uma rádio local ou uma loja de cds evangélicos teria grande variedade de louvores.
Mesmo que você conhecesse e gostasse, e então  desejasse comprar, não há quem comercialize alguns materiais (cds e dvds) no Brasil. Realmente, há materiais que nenhum importador tem interesse de trazer pra comercializar aqui, devido ao baixo volume de vendas. É claro que o volume de vendas é baixo, pois quase ninguém conhece a produção internacional.
Quando há quem comercialize, os preços são muito altos. Há importadores de cds e dvds gospel, mas por causa dos impostos e transporte das pequenas quantidades, o preço fica em torno de R$50 a R$100. No mercado americano, um DVD não custa mais do que U$30,00. E isso é o DVD! Um CD é mais barato ainda, em torno de U$10 a U$15 (comprando a mídia inteira, se fosse comprar por download pela internet o preço de um álbum inteiro fica por uns U$5). E comparando a realidade econômica dos Estados Unidos com a do  Brasil, sabemos que a representatividade desse custo é maior no bolso do brasileiro.
A velocidade de chegada do material no Brasil.  Imagine que você já conhecesse uma banda internacional e gostasse do som. Aí você fica sabendo que ela lançou um novo cd e fica todo empolgado. Se esse cd tiver a sorte de ser escolhido para ser comercializado no Brasil, chegará nas lojas com muito tempo de atraso, e ninguém gosta de esperar pra saborear um som novo abençoado.


No Brasil não há quase a comercialização de  músicas em formato digital. Em vez de comprar um CD com encarte, você não pode escolher comprar um cd e fazer o download dos arquivos. Por que? Porque se isso fosse implementado aqui, o custo cairia drasticamente, pois como não há custos de produção da mídia, transporte e comercialização do distribuidor, com isso muita gente (grande) sairia perdendo. E há outro ponto muito interessante: Se  você pudesse comprar em formato digital, você poderia escolher A FAIXA desejada, e comprar somente ela. Quantos de nós compramos cds somente por causa de uma ou duas faixas?
Pra você ter uma idéia, há lojas on line que cobram cerca de U$1 por faixa. Com um pouco de pesquisa na internet, já achei os mesmo álbuns por U$0,10 a faixa? Como pode isso acontecer? O importante é que para o usuário, tanto faz a loja on line ou a localização dos arquivos, se eles estão do outro lado do mundo ou aqui no Brasil, você pode comprá-los e ter eles na mesma velocidade, na comodidade do seu lar, sem enfrentar uma fila de espera em
uma loja.


           É impossível ouvir tantas bandas e novos ministérios indo a uma loja e ouvindo  10 segundos de cada faixa no fone de ouvido, ao lado do vendedor impaciente, e descobrir quais lhe são mais agradáveis, e quem sabe poderão ser cantadas em sua igreja. Hoje há muito mais produções do que em qualquer outra época, pois o processo de gravação é acessível a todos. Por outro lado há uma certa comodidade dos artistas que em alguns casos produzem hits e não álbuns bons do início ao fim. Como já disse, neste caso acabamos comprando um cd inteiro por causa de uma ou duas faixas.

Confira os outros posts da série sobre Pirataria e música Gospel:
Parte 1: Review Histórico
Parte 3: Reflexões sobre a internet e a comercialização de música cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário