sexta-feira, 19 de março de 2010

Entendimento sobre pirataria - Parte 3: Reflexões sobre a internet e a comercialização de música cristã

Parte 3: Reflexões sobre a internet e a comercialização de música cristã

   Antes de dar minha opinião final sobre a questão, vamos pensar sobre alguns aspectos destas transformações citadas anteriormente nos outros posts.
 
A Internet pode ser um instrumento de bênção: Você conhece alguma pessoa que conheceu Jesus através de um programa de tv, ou que assiste em casa, ou até mesmo acabou voltando pra Jesus após ouvir a voz de Deus na tv? Certamente sim. Agora imagine como este instrumento está sendo utilizado para bênção! Certamente, a velocidade com que Jesus tem entrado nos lares é muito maior com a pregação na tv do que se não tivéssemos essa ferramenta. Com certeza, no início muitos condenaram a tv a instrumento do diabo, mas graças a Deus que ela tem sido usada (entre tantas coisas) para anunciar Seu nome poderoso. 
   Deus é capaz de usar a internet assim como a TV para alcance das almas perdidas. Precisamos sempre lembrar que há muitas vidas em regiões onde o evangelho não pode ser pregado livremente, e a internet é uma ferramenta para acelerar a chegada da Verdade nestes locais. Todo aquele que deseja a volta do Senhor Jesus deve atentar para sua palavra, que nos indica que o evangelho deve ser pregado para todos os povos para que a palavra se cumpra e Ele volte.

E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim" (Mateus 24:9-14)


Evangelho não é comércio: Uma vez me deparei com um site onde um irmão dizia que teve muitas revelações sobre o apocalipse, que era tremendo e tal. O problema é que ele montou um DVD e cobrava mais de R$50,00 pelas revelações. Aí eu pensei: Isso é injusto, se Deus deu pra ele algo de graça, e eu desejar ter acesso a isso, porque tenho que pagar por isso?

Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. (Mateus 10:8)

   Todos recebemos a salvação de graça, não só a salvação, mas também curas, libertações físicas e espirituais, então não podemos cobrar por nada que seja concedido do alto, inclusive qualquer revelação de sua palavra ou cântico inspirado pelo Espírito Santo.
   Pode parecer piada, mas se você for no site do Henri Cristo lá tem músicas dele gratuitamente para download.
   Outro questionamento: você já viu alguém cobrar para cantar um mantra ou qualquer cântico de outra religião? Meus irmãos, sei que estamos inseridos neste mundo, e precisamos (nós, os cantores e músicos) do dinheiro para sobrevivência, mas nós não podemos aceitar nos moldar a este sistema maligno. Atente para a palavra de Deus que nos alerta para não nos conformarmos com o deus deste século, ou seja, não é por que nos foi apresentada esta realidade que devemos nos conformar com ela.

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)

Não ouvimos música, ouvimos Palavra viva de Deus: Lanço uma pergunta: Você admitiria o tráfico de bíblias em um país onde o evangelho é proibido? Certamente sim, pois então, porque não compartilhar louvores?
   Não podemos ser hipócritas achando que podemos tratar as duas coisas separadamente, a palavra e os cânticos são dados por Deus para o desfrute do homem, e Ele age através dos cânticos também. Vejamos esta passagem sobre o Rei Davi e sua harpa:

E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele. (1 Samuel 16:23)

   Deus operava e opera através dos louvores, e muitos são impactados pelo que Deus fala nas letras abençoadas. Se cobramos hoje para o acesso a palavra cantada do Senhor, o próximo passo será cobrar por orações ou pelo acesso aos templos? Que Deus tenha misericórdia e não permita isso.

Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? (Romanos 10:14) 
Não devemos criar “astros” no meio evangélico: Por falta de entendimento, muitos exaltam o homem, e acabam por adorar demais cantores e bandas. Sempre devemos lembrar que todos somos limitados e temos falhas, e que quem louva carece do amor e da proteção de Deus.
   Existe outro aspecto interessante da criação dos “astros” no meio gospel: eles acabam dominando o mercado, faturando muito e a tendência é de somente suas canções serem reproduzidas dentro das igrejas. Entre os efeitos colaterais disso estão o dificultamento da difusão e crescimento de novos ministérios e até mesmo brigas por questões financeiras. A motivação deve ser sempre fazer por amor a obra.
   Vejamos Paulo, que apesar de ser apóstolo trabalhava para se sustentar e não ser pesado aos irmãos falando sobre a fidelidade de Deus em suprir suas necessidades. Pense quantas vezes comprar um CD ou DVD se torna pesado para nós?

Pequei, porventura, humilhando-me a mim mesmo, para que vós fósseis exaltados, porque de graça vos anunciei o evangelho de Deus?
Outras igrejas despojei eu para vos servir, recebendo delas salário; e quando estava presente convosco, e tinha necessidade, a ninguém fui pesado.
Porque os irmãos que vieram da Macedônia supriram a minha necessidade; e em tudo me guardei de vos ser pesado, e ainda me guardarei. (2 Coríntios 11:7 ao 9)

Se é pra cumprir toda a lei dos homens, vamos ver...

   De acordo com a lei de Direitos Autorais é necessário que se obtenha permissão dos proprietários dos direitos autorais para se reproduzir letras e livros de músicas (não sabia, ainda duvida? Tem até empresa especializada em direitos autorais de música cristã http://www.ccli.com.br/main.cfm ).
   E se você quiser fazer uma cópia de um cd pra rodar no player do seu carro, apesar da lei garantir que você pode fazer cópia para uso pessoal, saiba que já houve casos em que as gravadoras alegaram que mesmo se você tiver comprado a mídia original não pode fazer uma cópia para si (http://applemania.info/?p=1300 ).
   Também saiba que se quiser cantar o “Parabéns a você” numa festa de aniversário também tem que pagar a ECAD! (http://www.ccli.com.br/main.cfm )
Se quiser cantar alguma canção com menos de 70 anos em sua igreja, ou seja, que ainda não é de domínio público e, portanto livre de pagamento de direitos autorais, tem que pagar também!
É isso aí irmãos, terminamos por aqui. Fiquem na paz e comentem o post!

Confira os outros posts da série sobre Pirataria e música Gospel:

Nenhum comentário:

Postar um comentário