quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Bíblia Sagrada: A Origem

 
Foi Eusébio Sofrónio, o tradutor da Vulgata, que chamou pela primeira vez ao conjunto dos livros do Antigo Testamento e Novo Testamento de “Biblioteca Divina“. A palavra Bíblia é derivada da palavra grega “Biblos”, e quer dizer Coleção de Livros e é exatamente isso que é a Bíblia Sagrada: uma coleção de livros catalogados, considerados como divinamente inspirados pelas três grandes religiões dos filhos de Abraão (além do cristianismo e do judaísmo, o islamismo).

A Bíblia é muito antiga. Sua escrita demorou 1600 anos começando por volta do séc. XV A.C e terminou somente no séc I D.C. sendo escrita por 40 homens das mais diversas profissões, origens culturais e classes sociais. Esse é o motivo pelo qual muitas passagens são difíceis de serem compreendidas nos dias de hoje obrigando-nos a ter de recorrer aos Estudos Bíblicos.


A Bíblia foi originalmente registrada em materiais como o papiro (uma erva da família das ciperáceas, própria das margens alagadiças do rio Nilo, na África, cujas compridas folhas forneciam hastes das quais se obtinha o papiro) e pergaminhos (pele de cabra, de ovelha ou de outro animal, macerada em cal, raspada e polida, para servir de material de escrita, e também de encadernação).
Os idiomas originais utilizados na escrita da Bíblia Sagrada foram o hebraico usado para escrever todo o Antigo Testamento, com exceção dos livros chamados Deuterocanônicos, e de alguns capítulos do livro de Daniel, o grego utilizado para escrever os livros Deuterocanônicos do Antigo Testamento e praticamente todos os livros do Novo Testamento e o aramaico utilizado em alguns capítulos do livro de Daniel.

Existem muitos fatos curiosos e interessantes sobre a história da Bíblia Sagrada, como as diversas vezes em que ela foi ameaçada por homens poderosos, desde imperadores a líderes religiosos, que tentaram desesperadamente exterminá-la. Você se interessou por essa história? Então acompanhe as próximas partes da trajetória das Escrituras Sagradas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário