sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Fazendo um auto exame

Toda casa precisa de espelho. Você já imaginou como seria complicado se não houvesse espelho? Ninguém que tenha o mínimo de bom senso sai de casa sem dar uma olhada no espelho. O escritor e pastor John Maxwell, no seu livro: "Vencendo com as Pessoas", faz uma abordagem sobre a Lei do Espelho que nos ajuda a compreender a importância do auto-exame. As mudanças necessárias começam quando ganhamos consciência do que precisa ser mudado em nós. Vaejamos como funciona a lei do espelho segundo J. Maxwell. 

1.1. A primeira pessoa que devo conhecer bem sou eu mesmo - (auto consciência).
A natureza humana parece dotar as pessoas da capacidade de julgar todo mundo, menos elas mesmas. 

1.2. A primeira pessoa com quem devo me dar bem sou eu mesmo - (auto-imagem).
São de Sydney J. Harris as palavras: "Se você não se sente a vontade consigo, não sentirá à vontade com os outros". Essa uma questão de auto-estima. Tudo na vida depende de como nos relacionamos com Deus, o próximo e conosco mesmo. Quando você se relaciona bem com Deus, você cresce em sua auto-estima e isso contribui para o desenvolvimento dos seus relacionamentos interpessoais. Na primeira carta do apóstolo João, lemos: "Mas se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros,..." (1 Jo 1.7a). Quem anda na luz, anda em comunhão com Deus, com o próximo e consigo mesmo. Quanto mais eu me aproximo de Deus, mais eu me conheço e me aceito e isso faz toda a diferença na construção de relacionamentos. O psicólogo e escritor de sucesso Phil McGraw declara: "Sempre digo que o relacionamento mais importante que alguém pode ter é consigo. Antes de mais nada, você precisa ser o seu melhor amigo". A Bíblia diz: "Ame o seu próximo como a si mesmo..." (Mc 12.31). 

1.3. A primeira pessoa que me cria problemas sou eu mesmo - (autocritica).
Não há crescimento quando não há autocrítica. Sem um espelho, é impossível enxergar a nós mesmos. Foi por isso que Jesus disse: "Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?" (Mt 7.3) Quando falta autocrítica, significa que temos um problema chamado "eu cego". O "eu cego" é tudo que as pessoas ao meu redor percebem em mim, que eu não consigo perceber. Por esta razão é indispensável a prática da introspecção.
É comum para você perguntar para um amigo que inspira confiança: "O que você percebe de negativo no meu comportamento que eu não estou conseguindo enxergar? Você está sempre fazendo uma autocrítica buscando o aperfeiçoamento?"

1.4. A primeira pessoa que preciso mudar sou eu mesmo - (desenvolvimento pessoal).
Quem procura justificar suas falhas apontando as falhas dos outros, se torna um prisioneiro da mediocridade, não se aperfeiçoa. O segredo daqueles que alcançaram um alto nível de desenvolvimento pessoal, é a humildade que os manteve sempre abertos para as mudanças necessárias. Paulo tinha isto em mente quando escreveu para Timóteo: "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina". (2 Tm 4.16a). Se você deseja contribuir no crescimento das pessoas que você influencia, então precisa primeiro esteja pronto para as mudanças necessárias em si mesmo. 

1.5. A primeira pessoa que pode fazer a diferença sou eu mesmo - (responsabilidade).
A sua vida pode ser um sucesso ou fracasso, depende de como você quer construí-la. Com razão disse o psicoterapeuta Sheldon Kopp: "Todas as batalhas expressivas são as que travamos contra nós mesmos". Muitas pessoas ainda não alcançaram o que poderiam porque estão transferindo a culpa e a responsabilidade de sua vida para outros. É hora de assumir a responsabilidade das áreas a serem melhoradas, fazer um auto-exame e desatar os nós que precisam ser desatados. Segundo John Maxwell, as pessoas que desejam ser bem sucedidas precisam passar pelo teste do espelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário