sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Mensagens ocultas nas músicas seculares

As vezes nos perguntamos: que mal tem escutar uma musiquinha secular bacana?
Olhando com os olhos do mundo talvez não tenha nenhum problema mesmo, as letras são até bonitas e nos fazem bem... Porém trazendo aos olhos da luz da palavra de Deus conhecemos o fruto da luz e as obras das trevas.
Leia Efésios 5:6-20
       Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais participantes com eles. Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade), provando sempre o que é agradável ao Senhor. E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha. Mas todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo que se manifesta é luz. Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;

O entendimento que recebi do Senhor lendo Efésios 5, foi de que a música foi feita para louvar e adorar a Deus e também transmitir Sua palavra com mensagens que edificão nossas vidas e nos aproximam do Senhor. E a música do mundo, é feita para o mundo, o cristão não deve fazer parte do mundo e das coisas do mundo, mas tomar a direção contrária e abrir mão de tais coisas. Devemos buscar o que é de Deus,  aquilo que agrada ao Espírito e não a carne.



Pra você ter uma idéia do que a palavra se refere as obras infrutíferas das trevas, saca só esse estudo secular que achei sobre uma música de rock muito famosa no mundo.

Ocultismo em Stairway to Heaven:
“Stairway to Heaven” é a mais famosa canção da banda inglesa Led Zeppelin. Composta pelo guitarrista Jimmy Page e pelo vocalista Robert Plant para o quarto álbum de estúdio da banda, Led Zeppelin IV. Mas o que ela significa?
Para entendermos o significado da letra, precisamos colocar a música e o próprio Led Zeppelin dentro do contexto na qual ela foi escrita. Jimmy Page e Robert Plant. A música foi composta em 1970-71, bem no período onde Page morou em Boleskine e era dono de uma livraria especializada em ocultismo, a “The Equinox Booksellers and Publishers” e chegou a publicar alguns textos de Aleister Crowley, apesar de nunca ter se iniciado formalmente na Ordo Templi Orientis. Sabendo disso, podemos colocar a música em sua perspectiva correta: Assim como os graus nas Ordens que vieram da Rosa Cruz (como a Golden Dawn, por exemplo)todo o processo de evolução caminha na subida alegórica pela Escada Celestial (Starway) e é disso que a música trata.
There’s a Lady who’s sure,
All that glitters is gold,
And she’s buying a Stairway to Heaven.
Esta “Lady”, ao contrário do que as pessoas imaginam, não é a Shirley Bassed (essa idéia apareceu em uma referência de Leonard tale no CD Australiano). A “Lady” que Robert Plant fala é Yesod, a Qualidade Universal do Espírito, a Princesa aprisionada dos contos de fada, a vontade primordial que nos leva á meditação, ao auto-conhecimento e ao início da Escada de Jacob, que é a Starway to Heaven, (Caminho das estrelas), trocadilho com o nome da música e que também foi utilizado em outros contextos para expressar as mesmas idéias, como por exemplo, no nome “Luke Skywalker” na Saga do Star Wars. Um dia falo mais sobre isso…
Na Mitologia Nórdica, a Lady é Frigga, também conhecida como Ísis, Maria, A Mãe, Iemanjá, Diana, Afrodite, etc…

Clique aqui se quiser continuar lendo o estudo direto da fonte.


Outros posts:

Cuidado com o que entra pelos seus ouvidos, o inimigo trabalha na mente das pessoas e o que ele quer é deixá-lo vulnerável e não permitir que você saiba ou aceite as verdades contidas na bíblia. Pr. João Guilherme

2 comentários:

  1. Fala galera! Concordo em partes e discordo em outras deste post que trata de um assunto sempre polêmico! Pegando o trecho escrito "cristão não deve fazer parte do mundo" discordo totalmente. A bíblia me ensina em Sl 89:11, Sl 24:1 e outros versículos que o Senhor fundou tudo, a terra e tudo o que está nela. O q acontece é que ainda nos dias de hj criamos a maldita separação entre secular/sagrado, coisa que foi criada de dois ou tres séculos p ca qndo a igreja resolveu sair do meio da sociedade e ir p o "gueto" se esconder de onde teria q estar fazendo a diferença em todas as áreas da sociedade. O q existe é santo/profano. Sendo assim acredito que nosso lugar é no mundo sim(até a volta de Jesus), não vivendo conceitos, idéias e padrões errados que foram cultivados no meio da sociedade pelas trevas. Acredito sinceramente que antes da volta do nosso Jesus, ele nos quer infiltrado no meio da sociedade, no meio do MUNDO, mas vivendo princípios e padrões que ELE mesmo estabeleceu desde a fundação de tudo, nosso caráter nos levará p céu. Minha intenção aqui n é polemizar ou confundir a cabeça de ninguém, só nos fazer refletir q mtas vezes nos colocamos num pedestal acima de todos e acabamos deixando de viver um evangelho completo. Deixo uma pergunta aqui: O que torna uma música gospel? O conteúdo, o cantor, quem compos, o musico? É óbvio que filtro o que escuto, n vou ouvir qualquer "m" por ai. Pra mim só existe dois tipos de música: Boa e ruim. Conheço mta banda ainda n cristã que tem um som mto bom e mta banda cristã (ou gospel) que tem um som mto ruim, mto mesmo! Bom, teria mta coisa p falar aqui mas através de um coment as vezes fica dificil de expressar nossa idéia e, como falei, minha intenção n é polemizar mais ainda um assunto como este, apenas viver um evangelho mais completo, sendo a diferença num mundo criado por Deus mas corrompido por conceitos errrados. Minha missão como igreja nessa terra é estar infiltrado em todas as áreas da sociedade e lah manifestar vida de Deus. Pra finalizar só quero deixar aqui o conceito de cristianismo que C.S. Lewis escreveu:"É A HISTÓRIA DE COMO O REI POR DIREITO DESEMBARCOU DISFARÇADO EM SUA TERRA E NOS CHAMA A TOMAR PARTE NUMA GRANDE CAMPANHA DE SABOTAGEM".
    PeaCe gaLera!
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. http://igrejahebrom.blogspot.com/2010/07/musica-gospel-parte-1.html

    http://igrejahebrom.blogspot.com/2010/07/musica-gospel-parte-2.html

    ResponderExcluir